domingo, 25 de setembro de 2011

Campeonato do Mundo

Mais um mundial corrido. Este mundial não era muito duro pode-se dizer que era um mundial para os sprinteres. Foi uma corrida em que a Inglaterra e a Alemanha foram as selecções que mais trabalharam para a vitoria no mundial.

O Cavendish acabou por ganhar e ganhar muito bem, depois do excelente trabalho que a selecção da Inglaterra fez para levar a corrida para o risco, no final foram a selecção que mais merecia ganhar. O trabalho que os Ingleses fizeram foi digno de se ver ao contrario de outras selecções que não se viram. E triste também que haja ciclista que vão ao mundial para fazer o seu lugar.

Neste mundiais a selecção Itália uma potencia do ciclismo mundial foi a mais derrotada acabando por ganhar somente uma medalha em uma semana.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nova equipa

Bom, posso dizer neste momento que nos próximos 2 anos vou estar na Saxo Bank - Sangard. Foi a equipa que escolhi para o 2 anos seguintes, porque penso que estava a precisar de um novo desafio na minha carreira. Para isso, penso que a melhor equipa é a Saxo Bank e a oportunidade de voltar a correr ao lado do Alberto Contador. Por outro lado, a Saxo Bank sempre foi uma equipa de referência para mim, ter uma grande oportunidade de poder trabalhar com o Bjarne Riis. Neste momento estou bastante satisfeito de chegar a este acordo.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Volta a Espanha

Acabei mais uma volta de 3 semanas. A volta a Espanha acabou por ser dura, para quem pensava que esta volta tinha algumas etapas suaves acabou por não ter muitas.




A primeira semana para mim foi muito dura, durante a primeira semana nunca me senti bem, o corpo não reagia ao esforço e para ser sincero cheguei mesmo a pensar que não iria conseguir aguentar a primeira semana. Havia dias que chegava ao autocarro muito cansado em que as vezes, nem apetite tinha para comer. Durante a primeira semana nas etapas mais planas, só queria chegar aos últimos 10km para vir mais tranquilo até a meta, para recuperar para o dia seguinte e nas etapas de montanha só desejava chegar ao inicio da última subida.



Depois da primeira semana veio o primeiro dia de descanso e em boa altura veio. No primeiro dia de descanso a minha família esteve comigo alguns dias, o que veio ajudar muito e deu-me mais energias.



Na segunda semana acabou por ser uma semana melhor que a primeira. No inicio da segunda semana logo na primeira etapa andei fugido mesmo fazendo 5 lugar, era uma etapa bastante dura com chegada em alto. Nesta segunda semana veio o azar para equipa, numa das etapas em que não se podia perder tempo nenhum o Zubeldia que era o nosso melhor homem, acabou por ter azar ao furar na descida da primeira montanha e depois não conseguiu voltar a entrar no pelotão. Depois dessa etapa vinha a etapa do ANGLIRU, foi uma etapa que para mim foi dura e em que estava muito cansado das etapas anteriores. Nesse dia só queria vir para casa, mas no dia seguinte era o dia de descanso e tentei descansar o máximo possível para recuperar as forças.

Na terceira semana foi a semana que melhor me senti, andei fugido mais uma vez e que quase ia ganhando a etapa, sendo apanhado a 2km da meta, foi uma semana em que já sentia melhor o meu corpo.



No final acabou por ser uma volta a Espanha positiva para mim, esperava estar melhor na primeira semana mas pense que o desgaste do Tour e as coisas no Tour nos terem corrido muito mal, a cabeça as vezes não funcionava bem.



A volta a Espanha acabou por ser a minha última corrida em 2011 e a última corrida com as cores da RadioShack como já tinha anunciado aqui no blog já alguns dias atrás. Para o ano irei correr com cores diferentes. O que posso dizer é que o meu futuro já esta quase definido, mas de momento não posso dizer para onde, peço que entendam. Quando chegar a acordo com a minha nova equipa será a equipa a anunciar a minha contratação.

sábado, 10 de setembro de 2011

20 etapa da vuelta

Hoje foi uma etapa mais uma vez rápida no seu inicio. Os primeiros kms foram feitos muito rápidos. No inicio houveram bastantes tentativas de fuga em que a minha equipa estava bastante atenta, mas a dada altura em que nos descuida-mos um pouco deu-se uma fu ga com quase 30 ciclistas. Tentamos reagir logo no momento mas não foi possível. A corrida depois entrou numa fase tranquila durante as duas primeiras montanhas, ate a equipa da LOTTO começar a puxar. Nos começamos a puxar também juntamente com a LOTTO ate conseguir-mos anular a fuga. Depois a fuga anulada a equipa da Leopard começou a controlar a etapa para o Benatti. No final o Benatti foi o mais forte com uma diferencia muito grande. Amanha temos o ultimo dia da vuelta em que será uma etapa de 95 kms que servira para consagrar o Cobo. Vai ser uma etapa que os primeiros kms serão corridos tranquilos onde a verdadeira corrida ira começar na entrada do circuito em Madrid.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

19 etapa na vuelta



Hoje foi mais uma etapa louca no seu inicio. Os primeiros 20 km eram planos e depois começava-mos a entrar em terrenos, sobe de desce.

Quando entramos nesse terreno fiquei atento as fugas, sendo a fuga feita mesmo á minha frente, mas como vinha já um pouco cansado do dia anterior esperei que alguém atacasse para ir na roda, mas nada disso veio a acontecer. Depois disso, a equipa da Geox começou a controlar a corrida.

Já na parte final tinha-mos um circuito duro com duas passagens por uma montanha. Na primeira montanha ainda tentei passar, mas não foi possível a primeira subida foi realizada muito rápida. A partir dai fiz o resto da etapa no grupo.

Para o dia de amanhã, penso que iremos ter uma guerra muito intensa entre os favoritos.

Queria também falar um pouco sobre o meu futuro. Ao contrário do que foi dito que a equipa Radioshack tinha-me dispensado, não foi o que aconteceu. Tive uma proposta de renovação em que, não chegamos a acordo.
Sinto muita pena por isso, pois foram quase 6 anos a trabalhar com pessoal que conheço muito bem e que vão deixar grandes saudades. Neste momento estou em negociações com outras equipas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

18 etapa da Vuelta

Hoje tinha a 18 etapa da Volta a Espanha. Era uma etapa que, sabia-mos que podia chegar uma fuga. Mais uma vez a etapa no seu inicio foi bastante rápida, isto porque a etapa era muito propícia a fugas. Com mais ou menos 10km de corrida deu-se a fuga onde eu entrei. Rapidamente ganha-mos 5minutos, onde toda a gente colaborava no grupo. No princípio, quando comecei a verificar quem estava no grupo, vi que não era o melhor grupo para no caso chega-se ao sprint, porque na fuga vinham 2 sprinters bastantes fortes.

Com o passar da corrida fomos ganhando mais tempo, tendo mesmo a ter mais de 10minutos. Nessa altura percebi que a fuga ia chegar ao final. A partir desse momento foi começar a pensar onde se podia eliminar os sprinters, o sítio ideal seria na contagem de montanha de 1ª categoria. Nas primeiras duas subidas o grupo passou tranquilo onde toda a gente colaborava, já na subida de 1ª categoria começaram os ataques e ai regulava-me por um homem, o Joaquim Rodrigues. No alto da montanha o grupo já não era tão numeroso, mas o Gavazzi ainda estava no grupo o que para o sprint final não era bom.

Na última subida ataquei para tentar partir o grupo e fiquei á espera que alguém viesse comigo, para tentar não discutir a meta com Gavazzi. Arrisquei em atacar porque sabia se, este grupo fosse para a meta as minhas hipóteses de ganhar eram remotas. Quando passei no alto da montanha e ninguém vinha comigo, bom... tinha de dar o máximo até a meta e tentar chegar fugido. Não o consegui sendo apanhado a mais ou menos 3km da meta. Fiz tudo o que foi possível para tentar chegar sozinho mas não foi possível, agora é recuperar porque ainda temos mais 2 etapas que podem chegar fugas e quem sabe tenha mais sorte numas delas.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

17 etapa da volta a Espanha

Hoje era a etapa mais longa da volta a Espanha com mais de 200km. Uma etapa que nos seus primeiros kms não tinha grandes dificuldades. Mais uma vez foi etapa que partiu a grande velocidade o que já se esperava porque toda a gente sabia que era uma etapa para chegar uma fuga.
Com mais ou menos 30km de corrida dá-se uma fuga de cerca de 20 ciclistas, o que não interessava a algumas equipas, e fez com que a corrida fosse realizada a grande velocidade, tendo mesmo o pelotão por vezes ficar cortado em 2 grupos.

Com o aproximar da fase importante da corrida, a contagem de montanha de 2 categoria o pelotão começou a ficar mais nervoso. Durante a subida de 2 categoria não houve grande ação onde pensei que alguma equipa fosse tentar fazer alguma coisa para tentar partir a corrida, coisa que não aconteceu. Na montanha senti-me bem o que foi bom, já não sentia as pernas assim há alguns dias. Durante a descida houve ciclistas que partiram o pelotão o que fez com que, no final da descida já não tivesse em contacto com os primeiros.

Na subida final assistiu-se a mais uma grande corrida e creio que vamos ter uma grande final de volta a Espanha.

Hoje assistimos a mais uma situação que não se entende por parte da Katusha, a puxar na parte final e fazendo a descida final a morte. Agora pergunto para quem tirava? Para o Joaquim Rodrigues, que ontem teve uma queda? Para o Daniel Moreno que chegou a mais de 2minutos? Bom só a equipa o pode disser.

Para o dia de amanhã temos uma etapa que pode ser complicada se alguma equipa se lembrar de controlar, mas penso que nestes próximos dias são dias para chegar uma fuga. Nestes dias vou tentar entrar em alguma fuga e tentar discutir alguma etapa, mas para ser sincero as forças já são escassas, mas tudo irei fazer para poder estar em alguma fuga.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

16 Etapa da vuelta

Hoje era uma etapa longa com mais de 200km, em que não tinha grandes dificuldades. A fuga foi feita logo no inicio da etapa. Depois disso, o pelotão foi tranquilo durante muitos kms. Quando a fuga chegou aos 8 minutos, as equipas dos sprinters começaram a controlar a corrida.

A mais ou menos 30km da meta o Tiago furou em que, depois fiquei a espera dele para o levar ao pelotão. Na parte final acabou por haver alguma confusão, por causa da última rotunda a 300m da meta.

Para o dia de amanhã temos a etapa mais longa da vuelta, penso que amanhã é uma etapa para chegar a fuga.

Dia de descanso

Ontem foi o merecido dia e descanso, depois da etapa dura de anteontem. Foi um dia que fizemos uma hora de bicicleta muito suave.
Ontem saiu uma notícia num site português, não vale a pena referir o nome, pois para mim esse site não tem credibilidade. Mencionando, de eu ter sido “dispensado” da equipa. Como toda as pessoas sabem, ainda estou em negociações com algumas equipas e uma das quais é a Radioshack, por isso não entendo como esse site pode publicar uma notícia dessas.

Etapa 15 da vuelta



Foi decorrida a etapa mais dura da vuelta. Era uma etapa que terminava no alto del Angliru, mas já lá vamos.
Mais uma vez, o inicio da corrida foi muito rápida, com muitos ataques. Quando se realizou a fuga, o pelotão andou tranquilo durante alguns pares de quilómetros. No primeiro sprint intermédio começaram as equipas Katusha e Euskaltel a puxar na frente de pelotão, para mais tarde vir a equipa da Vacansoleil a puxar ate á entrada da subida para o alto do Cordal.

Durante a subida do alto do Cordal já ficou visto quem iria estar na frente da corrida para a discussão na geral.
Já no Angliru assistiu-se a uma exibição extraordinária por parte do Cobo, a forma como subiu o Angliru, demonstrou ser o ciclista mais forte deste pelotão, tanto ele como a equipa.

domingo, 4 de setembro de 2011

14 etapa vuelta

"No ciclismo há dias assim. Partimos para a 14ª etapa da Vuelta com tudo ainda em aberto, já que tínhamos o Haimar Zubeldia na luta pela geral e liderávamos enquanto equipa. O problema é que hoje tivemos um dia mau, onde o azar bateu à porta do Zubeldia, que após a primeira subida e já na fase em que se preparava para descer teve um furo.

Acabamos por perder muito tempo, o Tiago ainda lhe cedeu uma roda, mas ficamos para trás. Depois fizemos um grande esforço para o recolocarmos no grupo da frente, mas o dia era difícil e o máximo que conseguimos foi deixá-lo a 30 segundos dos favoritos. Claro que este desgaste extra veio no final a contribuir para que ele já não conseguisse sequer chegar perto dos homens que lutam pela geral.

Não posso deixar de confessar que fiquei surpreendido com a forma como as coisas se desenrolaram na etapa, já que nunca pensei que o Nibali e o Rodriguez fossem perder tanto tempo. Outra surpresa foi ver como o Wiggins aguentou bem e por isso caso consiga passar a etapa de Domingo com estas diferenças para a concorrência, parece-me que tem 70 por cento da Vuelta ganha. Ainda temos mais uma chegada em alto até final, mas não creio que aí se façam grandes diferenças. Uma vitória do Wiggins seria um prémio para o bom trabalha da Sky.

CARTA BRANCA PARA ATACAR

As circunstâncias da corrida agora são totalmente distintas agora. Já não temos ambições colectivas, por isso foi-nos dada toda a liberdade para atacar, mas para isso é preciso ter pernas.

Falando por mim e pelo Nelson, posso adiantar que já estamos bastante cansados porque temos vindo a trabalhar desde o início. O Nelson, que está a fazer a estreia em grandes corridas, tem feito um trabalho extraordinário e todos na equipa lhe fazem sentir isso mesmo.

Já o Tiago creio que também começa a acusar algum desgaste, afinal de contas já vai na segunda prova de três semanas este ano. Vamos todos procurar fazer uma boa recuperação na segunda-feira, que é dia de descanso, e tentar fazer algo durante a terceira semana de prova." Diário Eurosport

sábado, 3 de setembro de 2011

Futuro

Gostaria também de falar um pouco sobre o meu futuro. Neste momento estou em negociações com algumas equipas, em que com uma delas as coisas estão bem avançadas. De momento não posso dizer quais, mas penso que em breve a situação já esteja resolvida.

Etapa 13 vuelta

Ontem era uma das etapas mais duras da vuelta, continha 5 contagens de montanha, 2 de primeira categoria, 1 de segunda categoria e 2 de terceira. Era uma etapa propícia para chegar uma fuga e desde o seu inicio que tentei entrar numa fuga, mas em todas havia sempre gente importante da geral, o que fazia com que o pelotão anulasse as fugas. Acabou por ser uma etapa muito rápida, para a etapa que era.
Na parte final tivemos que puxar na frente, onde puxava eu, o Nelson e o Tiago, por cauda da classificação por equipas. No final da etapa esse esforço acabou por nos trazer alegrias, porque conseguimos manter o primeiro lugar.
Na etapa notou-se que já mais de metade do pelotão está cansado. Estes próximos dois dias vão ser muito importante para a geral, pois penso que quem sair de líder da etapa de domingo tem já 50% da vuelta ganha. Visto que na ultima semana não há chegadas muito duras.

Para o dia de hoje penso que vamos ter mais uma etapa em que pode chegar novamente uma fuga, visto que a etapa no seu inicio é plana até mais ou menos os últimos 60km.

estapas 10, 11 e 12 da vuelta

Na primeira semana não me senti muito bem, mas agora as sensações são bastante boas. No contrarrelogio senti-me muito melhor do estômago.

No dia de descanso treinamos um pouco para descontrair, estava nublado mas depois ficou melhor. Na parte da tarde, aproveitamos para ver um filme.

Na etapa 11, com duas contagens de terceira categoria, uma de segunda e uma de categoria especial na meta. Consegui entrar na fuga, a meio da subida ate tentei isolar-me, mas não me deram hipóteses. Moncoutié é muito experiente, excelente trepador e quando atacou não deu hipóteses a ninguém de o acompanhar. Apesar de tudo conseguimos melhorar por equipas.

Etapa 12 foi uma etapa de transição, senti-me bem mas cansado devido ao esforço do dia anterior.

Quero agradecer o apoio e especialmente as criticas, é pena não darem a cara ou falarem pessoalmente.